Jacob Levy Moreno foi o criador do método e do modelo psicodramático. Pioneiro no desenvolvimento das psicoterapias de grupo, o psicodrama representa, a vários níveis, uma inovação relativamente às práticas desenvolvidas por outros modelos psicoterapêuticos. Neste modelo o espaço grupal emerge enquanto lugar privilegiado ao contexto de psicoterapia. O psicodrama é o que denominamos de uma psicoterapia individual em grupo.
Aos clínicos, importa considerar o contexto psicoterapêutico grupal como indicação principal para fazer face a algumas manifestações psicológicas de sofrimento e enquanto espaço de eleição ao desenvolvimento pessoal e à busca da espontaneidade. Por outro lado, a metodologia psicodramática não se limita ao uso exclusivo da palavra. Recorre também à ação dramática e às técnicas do psicodrama que, se cuidadosa e adequadamente aplicadas, são uma via alternativa para a exploração dos problemas interpessoais ou intrapsíquicos. O objetivo consiste em que a dramatização permita não apenas o aprofundamento e a análise dos problemas apresentados, mas ao mesmo tempo que se criem as cenas necessárias ao ensaio de soluções e à reparação dos problemas.
As sessões de grupo são de periodicidade semanal. As problemáticas dos elementos que compõem o grupo são heterogéneas e os mesmos não deverão conhecer-se em contexto social. Cada sessão tem a duração média de 2 horas e é composta por fases que estão bem delimitadas – aquecimento, dramatização e partilha/comentários.