Publicações
Sexualidade e jovens. Antes era tabu, agora "temos de estar todos satisfeitos"?
"40 Anos - O Psicodrama Como Forma De Vida", de José Teixeira de Sousa
O manual de leitura da peça "Um Sonho" de August Strindberg
Em abril e início de maio estará em cena no TNSJ a peça 'longa jornada para a noite', de Eugene O´Neill.
Psicoterapia com grupos
In this article, we set out not only to address the concept of adolescence, but also the human development from a psychodramatic perspective, as well as the potential of this psychotherapeutic intervention.
Psicodrama Moreniano
Uma reflexão a propósito da unidade curricular de história e antropossociologia da sexualidade.
O que é que se passa no quarto? E o que é que tem este poder – absoluto e total – sobre toda a vida da sala de estar?
Reportagem RTP
Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde
O pai teme os seus filhos. O filho acha-se igual ao seu pai e não tem nem respeito nem consideração pelos seus pais.
Este estudo visa conhecer melhor os jovens no sentido de implementar estratégias de intervenção que permitam melhorar o comportamento social de jovens em risco e necessitados de medidas educativas especiais.
Este não será mais um texto/mapa para o conduzir à satisfação sexual, ou para evitar o aborrecimento. Se o título a tal induz, será mais justo desenganá-lo já.
A crença (ou o desejo?) de estas dimensões estarem fundidas pode ser causa, algumas vezes, de muita confusão, sofrimento e atitudes paradoxais.
A questão central da normalidade está no facto de a forma como nos vemos, o que aceitamos daquilo que sentimos ou vivemos, o olhar que nos devolvem sobre as nossas vivências estar amplamente marcado pelo tempo em que vivemos, pelo espaço que habitamos, pela cultura estabelecida, pela religião.
Para mim, enquanto clínico e investigador, Leiblum (2010), talvez tenha resumido a questão fundamental: Será legitimo o diagnóstico do desejo sexual?
Se, tradicionalmente, os comportamentos sexuais podiam estar mais limitados face a aos contextos e suas possibilidades, hoje, com a amplitude do digital, a vivência da sexualidade está à distância de um clique e de um avatar.
Algumas considerações a propósito do caso noticiado esta semana do julgamento num Tribunal do Porto em que dois homens foram formalmente constituídos arguidos depois de perseguirem, agredirem e maltratarem uma mulher.
Os valores das estatísticas atuais revelam que a violência é um fenómeno social com elevada expressão nas sociedades contemporâneas.
Empirical research in psychodrama, group psychodynamic therapy and group processes.